As levadas são cursos de água artificiais utilizados para canalizar a água das zonas mais chuvosas do norte e centro da ilha para as zonas agrícolas do sul.

Como algumas têm de percorrer longas distâncias, a maioria das levadas tem um declive muito suave. Em vez disso, atravessam cursos de água, vales e montanhas, passam por túneis, atravessam cursos de água naturais e também atravessam pontes.

Atualmente, para além do transporte de água, as levadas são sobretudo utilizadas para fins turísticos. Os percursos pedestres estão sinalizados em muitos sítios ao longo dos caminhos que acompanham a água.

Caminhada ao longo da levada – tem algo de meditativo e relaxante.

Dicas para caminhadas nas imediações…

até ao miradouro da Raposeira.
Este miradouro oferece uma vista deslumbrante sobre o Paul do Mar, os Prazeres, o Jardim do Mar e a Fajã da Ovelha.
Um ponto de vista ideal para assistir ao pôr do sol.

Paul do Mar
O caminho leva-nos diretamente da casa pela Rua da Massapez e depois pela Vereda dos Zimbreiros até ao Paul do Mar (cerca de 450 metros a descer).

Para quem tem um pouco mais de resistência, os passeios mais distantes ao Pico Ruivo e ao Pico do Areeiro são adequados – o acesso é feito pelo lado norte da ilha

Levadas – estes canais do sistema de irrigação da Madeira são dos mais extensos do mundo, com cerca de 2150 quilómetros.
2150 quilómetros, são dos mais extensos sistemas artificiais do mundo.
De referir ainda as caminhadas do Paul da Serra até às 25 Fontes, anunciadas nos guias turísticos

Caminhada da Levada – da Faja da Ovelha à Ponta do Pargo.

O caminho da Faja da Ovelha à Ponta do Pargo pela Levada Nova é um percurso pitoresco ao longo de um canal de irrigação rodeado de vegetação luxuriante. A Levada Nova leva-o através de vales verdejantes e oferece vistas deslumbrantes sobre a costa. A caminhada tem cerca de 10 quilómetros no total e demora cerca de 3-4 horas.
É importante usar calçado resistente e levar água suficiente, uma vez que não há possibilidade de reabastecer de água ao longo do percurso.
Desfrute da natureza e da paz e tranquilidade neste belo trilho para caminhadas!

Caminhada da Ponta do Pargo até ao Oceano Atlântico

Dirija-se à pequena capela “Igreja do Lombadinha” na Ponta do Pargo. Mesmo em frente, o caminho (sinalizado com a inscrição “Vereda do Pesqueiro”) conduz depois ao antigo caminho dos pescadores.

É um percurso de cortar a respiração que serpenteia pela costa. A paisagem é rodeada por majestosas falésias que se precipitam sobre o azul profundo do mar. O trilho serpenteia por paisagens verdejantes, passando por flores perfumadas e plantas exóticas. As vistas do oceano são simplesmente espectaculares e a brisa fresca do mar soprará no seu nariz. É uma caminhada cheia de contrastes e de beleza que vai encantar os seus sentidos. Divirta-se a explorar este maravilhoso trilho pedestre!
Nota: Em qualquer caso, recomenda-se o uso de calçado de fitness e de trekking.